Tutoriais - Sangue -by claudinho

watch_later 16 de jun. de 2011
Blood Tutorial


Bom galera , recebi varias PM , recebi pedidos no MSN e etc. , para ensinar a fazer sangue no pivot , então já que é meio complicado explicar para cada um , vou tentar fazer um tutorial para ajudar todos .

Ola, primeiramente gostaria de dizer que existe vários tipos de sangue que podem ser feitos , e cada situação pede um determinado tipo , quantia e intensidade . Quando alguém toma um soco não pode sair mais sangue do que quando alguém perde um braço inteiro , isso também vai do seu gosto , se vai fazer algo gore ( muito sangue mesmo) ou não , enfim colocar o sangue em sua animação requer uma atenção e auto critica do animador escolhendo a quantidade se vai cair no chão ou não o estilo dele tudo isso varia da situação e o que o autor realmente quer , vamos ao que interessa .


1- Principio Básico do sangue
2- Incrementando o sangue
3- Sangue Espalhado
4- Exemplos e Dicas


1-PRINCIPIO BASICO DO SANGUE

Eu particularmente faço um tipo de sangue , e vou tentar ensinar ele e a técnica usada para se fazer , envolve a utilização de vários sticks como partículas e também depende bastante da física aplicada a ele para que fique jóia.

Exemplo :



Este é meu estilo de sangue .

Vamos ver frame por frame como é o esquema .



Primeiramente faça o sangue sair do stick , sem segredos , pode ser feito com uma linha simples , dependendo da situação varias linhas podem ser usadas , você também pode mudar a espessura para variar a quantidade também .


A linha (stick de sangue sem se dividir em partículas ) que ainda é o sangue em si sai maior do que a anterior , assim já podendo deixar partículas que no caso é utilizado o stick de bola .


Como pode-se ver a linha já diminuiu de tamanho (você pode diminuir criando outro stick é preferível que se faça isto ) e a distancia que ela percorreu é menor , você diminui o espaço em que ela foi para frente (em sua animação diminua para a direção que o sangue for ) e deixa mais partículas , estas partículas devem ser diminuídas de tamanho em uma quantidade igual pelo menos no começo e movidas um pouco a frente também .


Continua-se com o mesmo processo do frame anterior , diminui-se a linha e adicione partículas no decorrer do onion skin (parte cinza na imagem) lembre-se de sempre mover as partículas anteriores.


Neste frame a linha que usamos já pode desaparecer e ser adicionada partículas , algumas ainda indo a frente de onde a linha foi , para demonstrar que o sangue não parou de repente , todas as partículas devem ser movimentadas e diminuídas á seu critério , caso queira que o sangue desapareça rápido , diminua mais , aconselho que não seja um blood muito rápido , deixe algumas partículas pelo ar por mais tempo , para que pareça mais realista .


As partículas iram dimuindo e com isto um fator muito importante , é bom que você já saiba aplicar pelo menos uma física básica em animações , aplicando uma boa física melhora a qualidade do blood , e pode demonstrar maior realismo quando você anima algo assim . Faça as partículas descerem um pouco , mais continuarem indo a frente , claro que com menor espaço do que as anteriores , ou até o mesmo espaço .


As particulas continuam diminuindo e descendo , pode-se abaixar mais , fazendo elas caírem mais rápido , diminuir em maior proporção o tamanho , pode escolher alguma partícula para que ela caia mais rápido , seja mais pesada , prosseguindo assim , faça até que ela desapareça totalmente ou caia em algo , no chão por exemplo , que é o que eu vou mostrar na próxima parte .

Tente sempre seguir o trail movment do sangue , o onion skin , para que não fique tremido e feio .


Piv : http://yourimg.in/f/at7fny.piv

Você pode pegar o stick de bola que eu utilizo para fazer sangue , é muito útil não só para sangue , e fácil de ser utilizado .


Obs : O tipo de sangue que foi ensinado logo acima é o básico para você fazer a maioria dos outros , tente criar novos jeitos utilizando este principio , defina seu estilo , tente sempre utilizar bem a física a linha pode ser utilizada de outros tamanhos e espessura você pode utilizar outros sticks para fazer as particulas , vai do seu gosto .


2- INCREMENTANDO SEU SANGUE .

Existem varias coisas para melhorar o sangue , não ficar apenas aquele esguicho, um exemplo é usar muitas e muitas particulas , não necessariamente com a linha saindo antes , mais sim as particulas sozinhas , a bolinha dupla é uma boa , da a idéia de um pedaço ou uma gota maior de sangue , podendo se separar ou não (Apple me deu esta dica. )


Exemplo :


Créditos ao Paperboy

Esta animação de head shot é um grande exemplo de sangue bem feito , ela usa os princípios de sair uma linha solida e se transformar em particulas , usa de um jeito mais rápido , e também saem pedaços da cabeça o que deixa bem realista e melhor de se ver , sempre misturado a varias particulas , e a reação do stick e a física imposta no sangue e nos pedaços melhoram ainda mais .

Aqui esta o piv desta animação , você pode estudar ela , ver como é por exemplo o espaçamento do sangue que utilizado para este tipo de situação .


Piv : http://yourimg.in/f/9z46cs.piv

Exemplo de particula dupla :



Piv : http://yourimg.in/j/7uxd76.piv

Voce junta duas bolinhas nao precisa diminuir muito ela até sumir , geralmente voce faz elas cairem ao chão , neste exempo acima elas estão juntas e nao tem força suficiente para se dividir .



Piv: http://yourimg.in/j/4e929m.piv

Aqui a particula se divide , voce pode diminuir mais a particula que se separou e fazer a outra diminuir menos e cair ao chão , ou as duas desaparecerem diminuindo , vai do seu gosto .




3-SANGUE ESPALHADO

Consiste em fazer a partícula ou algum pedaço cair no chão , adicionar uma mancha de sangue e no seguinte frame aumentar só um pouquinho ela , caso seja feita com zoom ou muito grande pode continuar aumentando nas mesmas proporções mais frames . Caso poucas particulas cairem , você pode deixar elas mesmo no chão sem alterar vamos ao exemplo .




Desculpe pelo mal exemplo , esta meio rápido também , mais como pode ver o sangue se espalha de uma forma simples e que não fica ruim , foi incrementado com a partícula dupla (http://b.imagehost.org/0067/yt.jpg) e esta mesma partícula cai no chão e não se altera , pois não tem tanta massa para que se espalhe tanto .

Piv : http://yourimg.in/f/342r27.piv






Créditos ao Thunder

Piv : http://yourimg.in/f/4bw2c4.piv

Esta animação é outro bom exemplo de blood se espalhando , perceba que primeiramente faz um stick caindo e depois uma grande mancha que solta algumas particulas feitas do jeito básico que foi mostrado acima , e a mancha cresce com o passar dos frames .



4-EXEMPLOS E DICAS


Créditos ao Alchemist

Piv: http://yourimg.in/f/7p720p.piv

Ele utiliza a criatividade e consegue fazer um sangue muito bom , tente inovar , utilizar outras particulas como mostra esta animação , que solta a linha principal que se divide em particulas e também em outras linhas menores , que no final viram bolinhas de sangue que se desintegram pelo ar fazendo um ótimo efeito e lembre-se de sempre seguir o trail e usar bem a física . Tente mudar a forma do blood também , deixar distorcido não só esguichos saindo , após isto pode-se fazer ele dividir em muitas particulas , cair uma parte a outra desintegrar , sempre inove .



Créditos ao Oblivion

Piv: http://yourimg.in/f/73qr62.piv

Veja a maneira como o sangue é feito nesta animação , são os mesmo princípios , só que com muitos detalhes , como por exemplo o sangue espalhando pelo chão mesmo sem cair particulas diretamente se da a idéia de que algo caiu lá e vocês iram perceber no piv principalmente que ele esconde algumas partes do sangue com bolas da cor do chão que depois são diminuídas e assim fazendo o sangue do chão que já esta ali “escondido” aparecer e dar o efeito de que algo caiu no chão . E a utilização de diversos tons de sangue melhoram ainda mais.
O sangue se espalhando pela parede é o mesmo processo dele caindo ao chão faça o sangue espalhando por 1 frame mais ou menos , ou mais , sempre dependendo da situação , também é uma maneira simples de se fazer que melhora o visual da animação .


Para fazer o efeito de sangue é importante que você já tenha uma certa noção de como animar , o básico principalmente como um bom easyng e saber aplicar uma boa física a suas animações , isso ajudara a você melhorar o sangue e fazer ele melhor e sempre mais incrementado , não estou dizendo que iniciantes não podem fazer sangue , podem sim e até devem já ir treinando para ter uma idéia , mais não se preocupe exclusivamente em aprender isto , procure primeiramente sempre melhorar seus movimentos e ir treinando seus efeitos aos poucos tentando ter noção de como se faz e ir aperfeiçoando no seu estilo e necessidade de uso , procure sempre criar seus próprios sticks de efeitos , aprender a editar bem eles e colocar na hora certa na animação .


Desculpem pelo tutorial um pouco curto , mais tentei passar um pouco de que sei a vocês , ainda posso aumentar ele colocando algumas coisas que eu tinha em mente , mais não estava com tempo e muita vontade de fazer , resolvi postar um pouco antes por que muitos estão precisando de ajuda com isto , espero que tenham gostado do tutorial e tentem aprender algo com ele .



Créditos :
Claudinho (criação do tutorial)

Comente, mas também fale sobre o conteúdo da postagem, sua critica ou elogio nos ajuda muito!

sentiment_satisfied Emoticon