Chutes [TUTORIAL]

watch_later 28 de fev. de 2015
comment 1 Comment

O chute
Um chute ou pontapé consiste num golpe dado com o pé ou a perna, usualmente utilizado no contexto da prática de esportes e artes marciais. É usado em combate como um ataque. Geralmente, os chutes são mais lentos que os socos embora mais fortes que os golpes com as mãos.
O chute é uma parte fundamental em muitas artes marciais. Os exemplos são: wushu, karatê, kung-fu, kickboxing, muay thai, tangsudo ou taekwondo; ao passo que outras artes não usam qualquer chute, como judô ou boxe.
Aí existe um grande número de chutes, e muitos têm nomes típicos para cada. Freqüentemente o mesmo movimento tem nomes diferentes em artes marciais diferentes. Isto é óbvio especialmente quando comparações são feitas entre artes ocidentais e artes orientais.

Fonte: wikipedia

Pontos a serem analizados durante um chute:
-Impulso
-Trajetoria
-Reação Principal e Oposta
-Reposicionamento/Recovering

Todo chute DEVE ter um impulso, o impulso é o que estimulará a potencia e a força do pé na hora da ação, o deixará com um aspecto mais realista e dará um lindo toque a ele, o impulso é muito importante e esse é feito ates do chute ser efeituado.

Existem 2 trajetorias durante um chute, a do pé esquerdo e a do direito, a movimentação combinada entre os 2 é o que dará "forma" ou "contexto" ao chute, levará a saber qual o tipo de chute efeituado. A trajetória também se ve nas mãos devido a que estas acompanham as pernas. As trajetórias podem variar dependendo do chute a ser animado, se o chute for um Jab Kick, a perná irá de baixo para acima, se for um Leg Sweep, a perna irá de trás para frente.

Todo movimento consta em 2 reaçoes, a Principal e a Oposta ao movimento e estas ocorrem no stk efeituando a ação e não no que levará o hit. A Reação Principal é o movimento que fará a perna logo de chegar ao ponto "máximo" efeituando o hit, e a Oposta é o movimento contrario do resto do corpo do stk, se o chute for pra frente, o resto do corpo vai pra atrás, dando um efeito de "esticamento" ao stk. Para um bom chute, deve aver muito espaçamento entre as 2 reaçoes, quanto mais o espaçamento, maior a potencialidade do chute e maior dano ele causará.


Logo do chute, o stk deve se preparar para o próximo hit ou entrar em "ponto morto" tomando uma pose definitiva demostrando relaxamento das pernas e o resto do corpo.





Animação: Senzo

Os easings usados aquí são diferentes entre a perna efeituando o chute e a cabeça junto ao peito:
Perna: /-/---/--------/--/-/
Cabeça/Peito: /-/--/---/------/--/-/
Quando mais espaçamento no meio, mais potente será o seu chute.


Tipos de chute:

540:

Animação: Marvilicious

Flying Kick:

 

Leg Sweep:

.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tutorial escrito por: Senzo - Publicado no fórum Pivot Brasil.

Comente, mas também fale sobre o conteúdo da postagem, sua critica ou elogio nos ajuda muito!

sentiment_satisfied Emoticon